CERTIFICAÇÃO EM MEDICINA DO ESTILO DE VIDA 2022
International Board of Lifestyle Medicine e
Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida

Médicos diplomado com registro profissional ativo no seu respectivo Conselho Regional de Medicina. Sua certificação será emitida pelo IBLM e pelo CBMEV.

Profissionais que possuem mestrado e/ou doutorado em área da saúde ou afim têm sua certificação emitida pelo IBLM e pelo CBMEV, profissionais sem mestrado e/ou doutorado em área da saúde ou afim têm sua certificação emitida pelo CBMEV.

ser profissional de uma das seguintes áreas:

  • Odontologia
  • Educação Física
  • Enfermagem
  • Farmácia
  • Fisioterapia
  • Fonoaudiologia
  • Nutrição
  • Psicologia
  • Quiropraxia
  • Serviço Social
  • Terapia Ocupacional

MÉDICOS

  • Realizar 30 horas de educação on-line em curso aprovado pelo IBLM
  • Realizar 10 horas de educação presencial em evento aprovado pelo IBLM
  • Ser aprovado na Prova de Certificação contendo 150 questões de múltipla escolha
  • Um estudo de caso descrevendo sua experiência pessoal ou de um paciente com a medicina do estilo de vida (ver PDF

NÃO MÉDICOS

  • Realizar 30 horas de educação on-line em curso aprovado pelo IBLM
  • Realizar 10 horas de educação presencial em evento aprovado pelo IBLM
  • Ser aprovado na Prova de Certificação contendo 120 questões de múltipla escolha
  • ACLM Foundations of Lifestyle Medicine Board Review Course 3rd Edition
  • ACLM/ACPM Lifestyle Medicine Core Competencies (LMCC)
  • Doane University Lifestyle Medicine Professional Certificate Program
  • Weill Cornell Medicine – Qatar, Certificate in Lifestyle Medicine

    *Embora todos estes cursos sejam aceitos, o ACLM Foundations of Lifestyle Medicine Board Review Course 3rd Edition é o único que realmente pode ser realizado sem a opção de pontuar na Continuing Medical Education (CME), o que não é requerido para a certificação, e sim apenas o certificado de conclusão do programa. Isto representa uma economia de aproximadamente R$ 2.000,00 para o candidato em comparação às opções.

Regras:

  • Embora o IBLM defina as competências de certificação e os padrões de Medicina do Estilo de Vida, cabe aos participantes adquirir o conhecimento, habilidades e experiência necessários de fontes respeitáveis.
  • Deve ter sido realizado até no máximo 36 meses antes da data da prova.
  • Os comprovantes de conclusão das 30 horas de educação on-line e 10 horas de educação presencial, e o estudo de caso (para médicos), devem ser enviados até as 8 horas do dia 16 de outubro de 2022. A excessão a essa regra é a contabilização de 10 horas de educação presencial através da participação no V Congresso Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida, a qual poderá ser comprovada através de envio do Certificado até 10 dias corridos após a prova (até dia 26 de outubro de 2022).
  • Os resultados da prova não serão comunicados e as certificações não serão emitidas até que todos os pré-requisitos tenham sido recebidos e aprovados pelo CBMEV e pelo IBLM.
  • Conferências anuais de MEV organizadas pelas sociedades da Lifestyle Medicine Global Alliance, incluindo os Congressos Brasileiros de Medicina do Estilo de Vida organizados pelo CBMEV
  • Conferências anuais: American College of Lifestyle Medicine; International Plant Based Nutrition Healthcare; American College of Preventive Medicine – lifestyle medicine stream only; Plant-based Prevention of Disease (P-POD); Physicians Committee for Responsible Medicine on Nutrition in Medicine. E Weill Cornell Medicine – Qatar, Certificate in Lifestyle Medicine.
  • Regras:
    • Programas de educação presenciais virtuais de eventos aceitos realizados em 2020 e 2021 são aceitos devido à pandemia por COVID-19. Para o exame de 2022, o certificado de programa de educação presencial realizado em 2022 deve vir de um evento ao vivo e presencial.
    • Deve ter sido realizado até no máximo 36 meses antes da data da prova.
    • Os comprovantes de conclusão das 30 horas de educação on-line e 10 horas de educação presencial, e o estudo de caso (para médicos), devem ser enviados até as 8 horas do dia 16 de outubro de 2022. A excessão a essa regra é a contabilização de 10 horas de educação presencial através da participação no V Congresso Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida, a qual poderá ser comprovada através de envio do Certificado até 10 dias corridos após a prova (até dia 26 de outubro de 2022).
    • Os resultados da prova não serão comunicados e as certificações não serão emitidas até que todos os pré-requisitos tenham sido recebidos e aprovados pelo CBMEV e pelo IBLM.

Às 23:59 h de 30 de setembro de 2022

O custo total da certificação inclui uma taxa de inscrição não reembolsável e uma taxa da certificação.

VALORES À VISTA:

MÉDICOS

  • Taxa de inscrição: R$ 1.140,00
  • Taxa de certificação: R$ 7.430,00
  • Total: R$ 8.570,00
  • Desconto para Membro do CBMEV: R$ 740,00
  • Total para Membro do CBMEV: R$ 7.830,00


PROFISSIONAIS DE SAÚDE NÃO MÉDICOS

  • Taxa de inscrição: R$ 560,00
  • Taxa de certificação: R$ 5.720,00
  • Total: R$ 6.280,00
  • Desconto para Membro do CBMEV: R$ 570,00
  • Total para Membro do CBMEV: R$ 5.710,00


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VALORES A PRAZO:

MÉDICOS

  • Não membros do CBMEV (Taxa de inscrição + Taxa de certificação) – 6x R$ 1.642,00 ou 12 x R$ 892,00
  • Membros do CBMEV (Taxa de inscrição + Taxa de certificação) – 6x R$ 1.500,00 ou 12x R$ 815,00


PROFISSIONAIS DE SAÚDE NÃO MÉDICOS

  • Não membros do CBMEV (Taxa de inscrição + Taxa de certificação) – 6x R$ 1.203,00 ou 12 x R$ 654,00
  • Membros do CBMEV (Taxa de inscrição + Taxa de certificação) – 6x R$ 1.188,00 ou 12x R$ 594,00

PIX para o CBMEV no valor do custo total em reais. A partir do preenchimento da ficha de inscrição você deverá receber as instruções em seu e-mail.

  • Questões do exame: 150 questões de Medicina do Estilo de Vida de múltipla escolha para médicos; 120 questões de Medicina do Estilo de Vida de múltipla escolha para profissionais não médicos
  • Formato: exame supervisionado, presencial
  • Data: dia 16 de outubro de 2022
  • Hora: 8:00 h 
  • Duração: máxima de quatro horas
  • Equipamento: os examinandos devem trazer seu próprio laptop ou tablet para fazer o exame.
  • Língua: Português do Brasil
  • Local (é o mesmo do V Congresso Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida): INSTITUTO DE ASSISTÊNCIA MÉDICA DO SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL (IAMSPE), Portão 3. Rua Pedro Toledo, 1800- Vila Clementino, São Paulo.

O IBLM adere ao regime global de recertificação de 10 anos. No entanto, o IBLM oferece uma alternativa de manutenção da via de certificação, que permite que os diplomados permaneçam certificados indefinidamente, desde que atendam aos critérios de Manutenção da Certificação. Para obter mais informações, visite www.lmmoc.org.

Introdução à Medicina do Estilo de vida – 4 % das questões

  • Defina Medicina do Estilo de Vida (MEV) e descreva o papel único da MEV
  • Descrever as competências essenciais da MEV conforme identificadas por um painel de consenso internacional
  • Descrever a importância da MEV no tratamento da carga de doenças do estilo de vida
  • Resuma o papel dos determinantes comportamentais dos resultados positivos de saúde
  • Interpretar as evidências científicas que demonstram a associação de condições de risco (de comportamentos não saudáveis) como chave para resultados de saúde
  • Comparar e contrastar com outros campos da saúde e da medicina
  • Indique o lugar e a prioridade da LM no espectro de opções de tratamento para doenças crônicas (relacionadas ao estilo de vida)
  • Descrever a eficácia da MEV e seu impacto na fisiopatologia da doença

 

Fundamentos da Mudança de comportamento de saúde – 10% das questões

  • Demonstrar os principais elementos da condução da avaliação de prontidão do paciente e respostas combinadas de estágio
  • Descrever o processo de construção de relacionamentos eficazes com os pacientes
  • Aplicar entrevistas motivacionais, terapia cognitivo-comportamental e técnicas de psicologia positiva
  • Desenvolver um plano de ação por escrito com base na prescrição de tratamento ajustada para o estágio apropriado de mudança
  • Descrever estratégias para ajudar os pacientes a manter comportamentos saudáveis
  • Diferenciar pelo menos três teorias de mudança de comportamento de saúde e sua aplicação potencial na prática
  • Descreva os 5 As e como incorporá-los na visita ao consultório
  • Identifique dois pontos-chave para uma autogestão eficaz e sustentável
  • Descrever o processo de acompanhamento para o progresso contínuo da mudança de estilo de vida, incluindo a construção da autoeficácia do paciente
  • Demonstrar o uso de escalas de prontidão, importância e confiança
  • Listar componentes do planejamento de prevenção de recaídas
  • Cite a base de evidências para um coaching eficaz que promova a mudança de comportamento de saúde e melhore os resultados de saúde
  • Descrever como criar relacionamentos com pacientes que promovam seu crescimento pessoal
  • Descrever o papel da automotivação e autoconfiança no coaching eficaz para a mudança de comportamento de saúde
  • Descreva as principais etapas do processo de coaching
  • Liste as perguntas de coaching para cada estágio de mudança

 

Principais processos clínicos em Medicina do Estilo de Vida – 10% das questões

  • Listar os componentes do histórico do paciente e do exame físico com ênfase nos fatores de risco do estilo de vida
  • Descrever exames de triagem e diagnósticos relevantes para doenças relacionadas ao estilo de vida
  • Descrever como interpretar os testes usando diretrizes baseadas em evidências
  • Demonstrar como rastrear, diagnosticar e monitorar uma condição relacionada ao estilo de vida (exemplo de caso)
  • Descrever estratégias para uma prática clínica para obter informações sobre recursos da comunidade local
  • Descrever situações apropriadas para encaminhar e colaborar com outros profissionais de saúde, como nutricionistas, educadores de saúde, preparadores físicos e psicólogos
  • Descrever as principais estratégias para alavancar a equipe interdisciplinar para melhorar as intervenções de mudança de comportamento em saúde
  • Descrever como as visitas planejadas e em grupo podem otimizar as visitas ao consultório para apoiar a modificação do estilo de vida
  • Cite estratégias para sistemas de escritório eficazes e ferramentas de escritório para rastrear a frequência de triagem e os resultados dos testes e solicitar o acompanhamento proativamente
  • Liste pelo menos três recursos disponíveis nos EUA que apoiem estilos de vida saudáveis/mudanças de estilo de vida
  • Descrever estratégias para uma prática clínica para obter informações sobre recursos da comunidade local
  • Descrever como o fluxo de escritório pode ser projetado para garantir referências consistentes e atualizadas
  • Cite as evidências de modelos de cuidados colaborativos e crônicos sobre melhores resultados de estilo de vida pelo uso de profissionais de saúde aliados
  • Cite exemplos de implementação de equipe de modelos de cuidados crônicos
  • Descrever os componentes do modelo de cuidados crônicos e como eles podem ser implementados para apoiar a modificação do estilo de vida
  • Descrever cuidados primários bem-sucedidos e modelos baseados em consultório para modificação do estilo de vida, como Prescription for Health
  • Descrever o processo de melhoria da qualidade dos serviços de saúde com aplicativos para intervenções no estilo de vida, como os ciclos Plan-Do-Study-Act (PDSA)
  • Papel do médico e da saúde pessoal do médico – 4 % das questões.
  • Cite dados científicos que apoiem que os médicos que praticam estilos de vida saudáveis são mais propensos a oferecer aconselhamento e melhorar os resultados dos pacientes
  • Descrever estratégias para incorporar o bem-estar em clínicas, consultórios médicos ou outros ambientes de saúde (programas de bem-estar para profissionais de saúde)
  • Realizar avaliação de prontidão pessoal e desenvolver plano de ação pessoal
  • Descrever como conduzir uma defesa eficaz em nome da MEV diretamente com pacientes e suas famílias, bem como formuladores de políticas e tomadores de decisão dentro da comunidade

 

Ciência nutricional , avaliação e prescrição- 26% das questões

  • Explicar as diretrizes alimentares para os americanos e por que elas são importantes, e a base científica que vai além das diretrizes
  • Identificar as limitações das orientações dietéticas
  • Liste os componentes alimentares que a maioria dos americanos consome em excesso e em quais alimentos eles são encontrados
  • Liste os nutrientes deficitários que os americanos não estão consumindo suficientemente e em quais alimentos eles são encontrados
  • Use esses critérios para determinar quais alimentos são mais saudáveis e quais menos promovem a saúde.
  • Resumir os principais estudos de nutrição e base de evidências para prescrições nutricionais
  • Avalie a ciência por trás das prescrições nutricionais
  • Demonstrar capacidade de realizar uma avaliação nutricional básica
  • Prescrever nutrição para processos de doenças básicas, incluindo inflamação: padrões alimentares/macronutrientes, tipos de alimentos/micronutrientes, preparação de alimentos/oxidação
  • Resumir prescrições nutricionais para as doenças crônicas mais comuns, incluindo hiperlipidemia, diabetes, hipertensão e câncer
  • Descrever o papel da nutrição na prevenção e tratamento de doenças crônicas, como as doenças cardiovasculares
  • Descrever o papel da nutrição na prevenção, tratamento e reversão do diabetes
  • Demonstrar capacidade de fazer prescrições nutricionais para manutenção da saúde
  • Descrever estratégias práticas para ajudar os pacientes a realizar mudanças na dieta
  • Cite a prevalência de diabetes e pré-diabetes e a carga de custos associada
  • Descrever as consequências do gerenciamento intensivo de medicamentos
  • Descrever o Programa de Prevenção do Diabetes e suas aplicações
  • Resumir os principais estudos de nutrição e base de evidências para prescrições nutricionais
  • Liste pelo menos cinco exemplos de intervenções nutricionais para doenças
  • Descreva a patogênese do diabetes
  • Liste pelo menos três influenciadores epigenéticos chave
  • Descreva o papel da epigenética
  • Resuma as principais pesquisas dietéticas sobre o impacto da dieta no diabetes
  • Liste os principais impactos fisiológicos da dieta baseada em vegetais no processo de reversão do diabetes

 

Ciência e prescrição de atividade física – 14% das questões

  • Descrever a relação entre atividade física  e saúde
  • Liste os componentes de escrever uma prescrição de exercício
  • Defina atividade física e exercício
  • Liste os componentes do exercício
  • Descrever as Diretrizes de Atividade Física dos EUA para Americanos (PAGA)
  • Descrever o papel do comportamento pessoal e modelagem de papéis
  • Explicar o uso de METS na avaliação da aptidão
  • Descrever o impacto do exercício no peso
  • Identifique os níveis mínimo e máximo de exercício
  • Descrever as principais evidências para os componentes da atividade física (aeróbica, força, flexibilidade e equilíbrio)
  • Liste as principais ferramentas de avaliação de atividade física
  • Descreva como colaborar com seus pacientes para promover mudanças na atividade física
  • Identificar recursos para mudança de comportamento sustentável
  • Liste os componentes da redação da Prescrição do Exercício
  • Descrever o tratamento da doença com exercício em comparação com medicação
  • Listar recomendações de atividade física  baseadas em evidências para: idosos saudáveis, gravidez, obesidade, doenças cardíacas, diabetes, câncer, deficiência e acidente vascular cerebral

 

Bem estar emocional e Mental, Avaliação e Intervenções -10% das questões

  • Use ferramentas de triagem para estresse, depressão e ansiedade
  • Descrever a relação entre sofrimento emocional e problemas de saúde
  • Descrever o papel do gestor de saúde na facilitação do bem-estar emocional dos pacientes
  • Indicadores pontuais em vez de indicações para encaminhamento a um profissional de saúde mental
  • Compreender a depressão como comorbidade para diabetes e doença arterial coronariana
  • Demonstrar capacidade de gerenciar depressão e ansiedade em pacientes com comorbidades
  • Descrever os componentes da autogestão do bem-estar emocional
  • Identificar o papel da psicologia positiva e seu uso na medicina do estilo de vida
  • Identificar a natureza do estresse e identificar elementos gerenciáveis de reações patogênicas ao estresse
  • Relate como a redução do estresse baseada em mindfulness contribui para a medicina e a saúde
  • Relate como as habilidades de redução do estresse baseada em mindfulness podem ajudar os pacientes a intervir nas reações de estresse e cuidar melhor de si mesmos.
  • Descrever os elementos integrais e essenciais do mindfulness
  • Listar conclusões de pesquisas importantes em mindfulness
  • Descrever habilidades de atenção plena que permitem presença, clareza e curiosidade no encontro clínico
  • Identificar os benefícios da empatia, sintonia e ressonância do médico no encontro clínico
  •  

Ciências da saúde do Sono e Intervenções – 8 % das questões

  • Descrever o papel do sono na saúde e nas doenças crônicas
  • Identificar atividades baseadas no estilo de vida, hábitos alimentares, ambientais e de enfrentamento que podem melhorar a saúde do sono
  • Identifique pelo menos dois ajustes de estilo de vida relacionados à exposição à luz e composição e horário das refeições que melhoram o sono
  • Identificar os principais fatores que diferenciam as subpopulações de pacientes com sono insuficiente ou de má qualidade
  • Explicar o papel da exposição à luz e da melatonina endógena na saúde do sono
  • Identifique 2-3 ajustes de estilo de vida relacionados à exposição à luz que melhoram o sono
  • Identifique 1-2 ajustes de estilo de vida relacionados à composição e horário das refeições que melhoram o sono

 

Gerenciando a cessação do tabagismo e outras exposições tóxicas – 8%

  • Descrever os efeitos sociais e de saúde do uso do tabaco
  • Explicar o papel da cessação do tabagismo na prevenção e tratamento de doenças crônicas
  • Liste pelo menos cinco recomendações dos Serviços de Saúde Pública
  • Resumir a literatura baseada em evidências sobre intervenções para a cessação do tabagismo 
  • Demonstrar a capacidade de ajudar os pacientes a desenvolver e implementar planos para parar de fumar 
  • Resumir a cobertura para aconselhamento sobre cessação do tabagismo
  • Descrever o papel da moderação do uso de álcool na prevenção e tratamento de doenças crônicas 
  • Descrever o processo clínico para triagem do uso indevido de álcool 
  • Resumir a literatura baseada em evidências sobre intervenções de uso indevido de álcool e desenvolver e implementar planos para evitar o uso de álcool de risco.

 

O papel dos relacionamentos e psicologia positiva – 8%

  • Aplicar psicologia positiva em entrevistas motivacionais e aconselhamento de mudança de comportamento de saúde
  • Descrever como a psicologia positiva e o bem-estar emocional ajudam a alcançar e sustentar comportamentos saudáveis
  • Compare e contraste eudaimonia e hedonia
  • Explicar como a eudaimonia se relaciona com a saúde física e a longevidade
  • Descrever como a conectividade e as redes sociais afetam o bem-estar emocional, a saúde física e a longevidade
  • Declare o efeito que a mídia social tem no bem-estar emocional de uma pessoa
  • Descrever a ciência de como uma dieta baseada em vegetais afeta o bem-estar emocional
  • Explicar como a atividade física afeta o bem-estar emocional
  • Descrever o papel que o sono desempenha no bem-estar emocional

 

Formulário de Inscrição

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