Jardinagem melhora o humor tanto quanto o exercício físico, aponta pesquisa

Estudo realizado nos Estados Unidos mostra a jardinagem como uma atividade benéfica para o bem-estar emocional

O que a jardinagem tem em comum com atividades físicas como andar de bicicleta ou caminhar? De acordo com estudo publicado pela revista Landscape and Urban Planning, pesquisadores descobriram que a prática de atividades ao ar livre, em especial a jardinagem doméstica, elevam os níveis de bem-estar emocional de modo semelhante à prática de exercícios.

“A jardinagem pode fornecer os benefícios para a saúde pelo consumo de frutas e vegetais frescos, ainda promover a atividade física e apoiar o bem-estar emocional, o que pode reforçar esse comportamento saudável”, explica Sanjay Swani, professor de Engenharia Civil e Ambiental na Universidade de Princenton e um dos autores da pesquisa. Os benefícios da jardinagem, principalmente da criação de uma horta caseira, foram perceptíveis em diferentes etnias, que vivem tanto mais próximas aos centros urbanos quanto em regiões mais distantes.

No estudo, realizado com quase 400 pessoas em Minneapolis, nos Estados Unidos, foi utilizado um aplicativo de celular para os indivíduos relatarem a saúde emocional durante a prática de 15 atividades diárias. Dentre elas, estavam a jardinagem doméstica e a realização de exercícios leves, como andar de bicicleta e caminhadas. Como resultado, a pesquisa indicou que cuidar de uma horta caseira foi uma das atividades preferidas dos indivíduos, como também teve um índice de engajamento maior do que as outras. Além do contato com a natureza promovido pela tarefa, a possibilidade de consumir os próprios alimentos produzidos em casa também se associa com o aumento do bem-estar físico e emocional.  

Os autores do estudo ainda descobriram que 31% dos entrevistados praticavam jardinagem por cerca de 90 minutos semanais, enquanto 19% dos praticantes de ciclismo andavam de bicicleta por volta de 30 minutos por semana. “No movimento para tornar as cidades mais habitáveis, a jardinagem pode ser uma grande parte da melhoria da qualidade de vida”, observa Anu Ramaswami, um dos responsáveis pelo estudo.  

Texto adaptado do artigo: www.bluezones.com/2020/05/research-shows-gardening-at-home-improves-well-being-and-overall-happiness 

ASSOCIE-SE

Venha fazer parte desta mudança!