O chá no cotidiano: uma bebida com gosto de aconchego

Misturados com frutas, condimentos ou feitos apenas de ervas, os chás são uma opção para a redução do consumo de bebidas industrializadas e trazem variados benefícios para a saúde

No Brasil, beber um cafezinho é uma tradição nacional. Mas como é o consumo de chá? De acordo com pesquisa realizada pela Euromonitor International, entre 2013 e 2020, a demanda pela bebida aumentou em 25%, acima da média mundial de 13%. Esse número é um reflexo da busca de opções mais saudáveis ao refrigerante, sucos industrializados e até mesmo ao café. Ervas, especiarias e frutas são misturadas em diversas combinações, o que resulta em mais de 1500 variedades de infusões. Essas que trazem não só uma sensação reconfortante e agradável, como também possuem propriedades para a saúde física e mental. 

Em países do leste asiático, como o Japão, o chá verde é uma das bebidas mais populares. Em um estudo com mais de 40 mil japoneses, os pesquisadores concluíram que existia um risco significativamente menor do surgimento de patologias relacionadas ao coração em indivíduos que consomem a bebida com frequência. Para as mulheres, esse risco era 30% menor em comparação ao grupo que não bebia chá verde. 

Associa-se esse benefício à redução da hipertensão arterial, como aponta a pesquisa. Em um ano, as pessoas que bebiam duas xícaras e meia de chá verde tiveram uma redução de 45% da média da pressão. O Journal of the American College of Nutrition endossa o consumo dessa bebida e relaciona seus benefícios, em particular, para a saúde do coração.

Quando o assunto é relaxamento, os chás também são potentes ferramentas. Presente também no chá verde e no chá preto, o aminoácido L-teanina combate o estresse, por estar envolvido na liberação de substâncias como serotonina e dopamina. Além de aumentar a atividade cerebral, o chá branco auxilia no combate ao colesterol ruim, o LDL, e o acúmulo de gordura corporal. 

Quente, frio ou até mesmo gelado, os chás podem ser apreciados de muitas maneiras. Adicionar hortelã, frutas frescas ou até mesmo especiarias acrescenta um sabor a mais para a bebida. No entanto, é válido ressaltar a necessidade de realizar seu consumo com moderação e, em caso da ingestão de chás industrializados, utilizar produtos liberados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Texto adaptado do artigo: www.bluezones.com/2019/10/what-happens-when-you-drink-tea-every-day 

ASSOCIE-SE

Venha fazer parte desta mudança!