Pesquisa da Universidade de Columbia associa qualidade do sono com saúde do coração

Estudo endossa a inserção do sono como fator elementar para a saúde do sistema cardiovascular

Recentemente, a Associação Americana do Coração acrescentou o sono de qualidade como um fator essencial para a saúde cardiovascular. A partir de agora, a manutenção de uma boa noite de sono está ao lado de hábitos benéficos ao coração como alimentação equilibrada, prática regular de exercícios físicos, controle do IMC e da pressão arterial, além de índices como glicemia e colesterol, e da redução do uso de nicotina. Novo estudo realizado pela Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, apoia a relevância de dormir bem para o cuidado com a saúde do sistema cardiovascular.

Cerca de 2 mil adultos acima de 50 anos participaram da pesquisa, que contava com um questionário detalhado e também do uso de um dispositivo para medir a qualidade do sono ao longo de sete dias. Dentre os resultados, os pesquisadores encontraram que 65% dos participantes dormiam menos de sete horas por noite, sendo que um terço desses entrevistados têm uma noite de sono com menos de 6 horas.

Esse grupo, em especial, teve uma maior chance de ter uma baixa eficiência do sono, com consequências como padrões irregulares, sono excessivo durante o dia e até mesmo apneia do sono. Os grupos com pior qualidade no sono também estavam associados com uma maior prevalência de hipertensão arterial, diabetes tipo 2 e obesidade, que são fatores de risco para doenças no sistema cardiovascular.

De acordo com a cardiologista Nour Makarem, autora do estudo, também há consequências de uma má qualidade de sono tanto para a saúde física quanto mental. Por isso, torna-se primordial realizar mudanças nos hábitos de vida, inclusive na higiene do sono, para a prevenção de condições crônicas.

Fonte: Terra (www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/para-o-coracao-dormir-e-melhor-do-que-se-exercitar-entenda,1b138f70cffd2f59a1873697a7dcb495m1jtgrhy.html)

ASSOCIE-SE

Venha fazer parte desta mudança!